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7 princípios de um líder sem estresse

Para ajudar no cotidiano nada fácil, o site Inc.com elaborou algumas dicas simples que podem ajudar a diminuir a pressão e a dor de cabeça dos executivos

Líderes têm muita dor de cabeça: prazos, pressão, resultados, reuniões e tantas outras obrigações que afetam diretamente sua produtividade, motivação, saúde e sanidade. Para ajudar nesse cotidiano nada fácil dos executivos, o site Inc.com elaborou algumas dicas simples que podem ajudar a diminuir o estresse no final do dia. Confira:

1. Arranje um tempo para fazer o que gosta
Certifique-se se você regularmente encontra tempo para fazer coisas que realmente ama. Seja ir ao cinema, ler um livro ou brincar com os filhos, você precisa tornar um hábito relaxante prioritário em sua vida.

Isso irá ajudar a relaxar, afastar os problemas (ao menos no momento) e reenergizar para os próximos desafios.

2. Resolver problemas iniciais
Um dos principais desafios dos gestores é lidar com os altos níveis de estresse por carregar o peso da empresa nos ombros. Assim, uma das melhores maneiras de minimizar o estresse é resolver os problemas no início.

Em muitos casos, um pequeno problema, quando tratado precocemente, tem menos chances de se tornar uma dor de cabeça ainda maior para o executivo.

3. Delegue funções para bons funcionários
As melhores empresas são comandadas por líderes que contratam pessoas inteligentes e independentes. Acumular funções e tentar fazer o trabalho de todos, além do seu, é um problema sério que indica o despreparo dos funcionários.

Seus colaboradores querem responsabilidade e autonomia e é seu dever treiná-los para isso. Isso irá assegurar a lealdade e a longevidade da relação, e de quebra, eliminar o estresse de ter que substituí-los.

4. Concentre-se no que importa
Sejam gestores ou empreendedores, é difícil não se preocupar com tudo que acontece na empresa. No entanto, quando você permite que a sua equipe pare e se concentre nos itens menores você pode se concentrar inteiramente nas coisas que realmente impactam no sucesso da empresa.

5. Desenvolva uma boa relação com as pessoas que trabalham com você
Profissionais passam cerca de três quartos da vida no trabalho. Por isso, ter um ambiente pesado, com inimizades e poucas relações pessoais pode diminuir a produtividade e aumentar o estresse de todos os trabalhadores, inclusive o seu.

Por que não juntar os funcionários e fazer um happy hour ou investir em festas da empresa? Quando você se diverte com colegas e amigos do trabalho ajuda a eliminar as tensões do dia a dia, além de construir uma força de trabalho em equipe. Para isso, seja mais acessível e converse com todos do escritório.

6. Tente não trabalhar nos finais de semana
Para os workaholics de plantão pode ser bem difícil reservar o fim de semana para o descanso e lazer. Mas isso é necessário. Todos precisam de um tempo para rejuvenescer as ideias e se envolver com pessoas fora do ambiente de trabalho.

7. Faça exercícios
Reforçando o que muitas pesquisas já comprovaram: fazer exercícios acalma e revitaliza o trabalhador. Faça algum esporte ou até frequente a academia, isso vai eliminar o estresse que te acompanhou o dia inteiro, assim como a ansiedade e a pressão.

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